sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Vazamento

Resumo das Notícias, sempre com os links para os artigos originais, sobre petróleo, gás, energia e outros assuntos relevantes. Os links mais antigos estão no fim da página, em Arquivo do Blog. Links to sources in English.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

.

Post recente do site SkyTruth

(de 1/12/2011. Este foi o site que levantou a questão para a mídia internacional e de onde obtivemos fotogradia de satélite do local do vazanento- da NASA- acreditamos que a primeira postada no Brasil) 

                                          . Derramamento de óleo da Bacia de Campos, Brasil

Acabamos de processar uma Envisat ASAR, uma imagem de radar da Bacia de Campos que foi tomada em 25 de novembro. Como esperado, ela mostra uma mancha de óleo aparente muito menor, originária da localização da plataforma de perfuração SEDCO 706, operado para a Chevron pela Transocean, que observou-se inicialmente em 12 de novembro.

A  imagem de radar Envisat ASAR foi feita por um satélite em 25 de novembro de 2011. Os slicks são estrias escuras e manchas. A localização da sonda de perfuração SEDCO 706 está marcada. A imagem foi cedida pela Agência Espacial Europeia.

A velocidade do vento de superfície sobre o local do vazamento era boa, cerca de 15/05 nós (3-8 metros/seg), soprando do norte-nordeste. Uma mancha muito estreita cerca de 120 metros de largura e 50 quilômetros de extensão se estende ao sul do local de plataforma, abrangendo cerca de 6 quilômetros quadrados. Assumindo que a mancha é de 1 micron de espessura, estimamos que detém cerca de 1.584 galões (38 barris) de petróleo.

Há outras pequenas manchas na área a oeste e sudoeste do local do vazamento da Chevron. Alguns destes podem ser de escoamento de óleo natural na bacia, outras fontes de surfactantes naturais, tais como o fitoplâncton, ou vazamentos e derramamentos de navios e outras instalações offshore.

http://blog.skytruth.org/2011/12/campos-basin-oil-spill-brazil-small.html

--
Prof. Renata Marson Teixeira de Andrade, PhD
Coordenadora do Núcleo de Governança de Biocombustíveis e Mudança Climática
http://nugobio.blogspot.com
Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental
Universidade Católica de Brasília
SGAN 916 Campus 2 Sala A 222
Brasília, DF
70790.916 Brasil
tel 55 61 34487171, 34487146
Departamento de Engenharia Ambiental
Campus 1, Taguatinga
http://araucb.blogspot.com


Nenhum comentário: