sexta-feira, 26 de março de 2010

Certificação na Indústria Sucroalcooleira - SGA ISO 14.000

Título: Certificação na Indústria Sucroalcooleira: Jalles Machado, GO.
Reunião: Cesar Almeida
Apresentação do Mestrado
Dia 09/04/10, horário 14h 30min

O cultivo da cana-de-açúcar é uma das culturas do agronegócio de elevada importância socioeconômica para o Brasil, compõe-se de um dos mais antigos setores agroindustriais do país e ocupa posição privilegiada no agronegócio. Importância essa que é atribuída à sua múltipla utilização, como geração de produtos, subprodutos e co-produtos, podendo ser “in natura” ou sob a forma de produto semi-industrializado ou acabado.

A inovação tecnológica da cultura da cana-de-açúcar no Brasil recebeu grande avanço com poderosos processos de transformação dos recursos naturais, uso e reuso das matérias-primas (primárias e/ou secundárias). Com aplicação de ecoeficiência em novas metodologias direciona um avanço em tempo real na destinação de efluentes hídricos, resíduos sólidos que podem ser inseridos ou embutidos em novas fases do processo de produção agroindustrial.

Para a implantação de novas tecnologias em ecoeficiência, bem como a elevação da escala produtiva, o agronegócio acentuou a importância ambiental, implementando a certificação e rotulagem aos complexos problemas inerentes à atividade sucroalcooleira. Assim, a preocupação com a gestão do meio ambiente deixou de ser função exclusiva de proteção, passando a tornar-se uma função da alta administração, contemplada na estrutura organizacional dentro da Governança Coorporativa da organização, corroborada pela implementação do Sistema de Gestão Ambiental – SGA.

Cesar Almeida
Engenharia Ambiental
Mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental